Terça-feira, 27 de Novembro de 2007

Capítulo VI - Tradições - Jogos Infantis

Jogo do pião

 

 

 

 

Jogo da bugalhinha: Jogo do berlinde

 

 

 

 

Arranca-te, nabo: Um rapaz sentava-se sobre um banco baixo ou uma pedra. Sobre o seu colo iam-se sentando sucessivamente outros miúdos, agarrando-se uns aos outros pela cintura. Um rapaz de pé tentava puxar o último da fila,tentando desmoronar o conjunto, dizendo "Arranca-te, nabo!".

 

 

Agarra e foge: No início do jogo, escolhia-se um dos participantes, que ficava a "agarrar" os outros, correndo atrás deles. Quando toca-se num deles, este torna-se o perseguidor, invertendo-se os papéis. Repetia-se assim o ciclo, até que outro dos participantes fosse apanhado.

 

 

 

 

Amouxa: Um dos participantes ficava sentado, geralmente sobre uma pedra. Um segundo ajoelhava-se à sua frente, com a cabeça no colo do primeiro, que lhe vendava os olhos com as mãos. Um terceiro participante aproximava-se. O que estava sentado perguntava "Quem é?", ao que o segundo respondia "É fulano!". Se não acertasse, o primeiro dizia "Amouxa, fulano!". Então, o terceiro sentava-se nas costas do segundo, que tinha errado. À medida que iam falhando, o monte ia aumentado, até que o peso deixava de ser suportado e o monte acabava por desmoronar.

 

 

Regougou: Jogo das escondidas

 

 

 

 

Estaca: Cada jogador possuía uma estaca de madeira com o bico aguçado. O primeiro jogador espetava a sua estaca no chão do terreno onde se encontrava. O seguinte, além de espetar a sua estaca, tinha de tentar derrubar a do adversário. Caso caíssem as duas, ficavam lá ambas. Os jogadores seguintes tentavam tocar-lhes e, ao mesmo ao tempo,espetar a sua estaca. Conseguindo isto, o jogador que o tinha feito, agarrava na estaca do adversário e atirava para o mais longe possível. Assim que o fizesse, começava a espetar repetidamente a sua estaca, contando, até que o dono da estaca lançada trouxesse a sua e a enterra-se ao lado. Ganhava quem, no final, tivesse mais pontos contados.

 

 

Atiradoiras: Fisgas

Publicado por Um Olhar Sobre Fátima às 11:10
Link do post | Comenta! | Adicionar aos Favoritos
|

Mais sobre nós...

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

N.º de visitas

Últimos posts

VivaCultura - Projecto Fi...

Painel-Debate

Liberta o teu livro!

Parque de lazer em constr...

Arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

blogs SAPO

subscrever feeds